Valuation

Alexandre Assaf Neto

O valuation segundo Assaf Neto é o processo de estimar o valor de uma empresa com base na sua capacidade de gerar resultados futuros. Ele enfatiza métodos como o Fluxo de Caixa Descontado (FCD), que projeta fluxos de caixa e os desconta a valor presente, considerando o risco e o custo de capital. Também aborda múltiplos de mercado e avaliação contábil, destacando que o valor real da empresa depende de fatores econômicos, financeiros e estratégicos.

Problema

Existem muitas empresas na bolsa de valores, por eliminação investimento tempo em dinheiro em empresas com bons números contábeis, porém muitas delas apresentam bons números cóntabeis como Receita, Lucro Líquido constante e crescente durante anos, e quanto desse lucro crescente realmente é bom? Afinal uma empresa pode reportar um lucro de 1 bilhão e nos anos seguintes um aumento de 100 milhões por ano, algo em volta de 10% a.a.. Isso seria suficiente? Será que é o sufiente a empresa apresentar um bom balanço com dívida controlada, caixa e patrimônio crescente de forma tímida? Isso é o suficiente para investir nessa empresa?

Sumário

Prefácio
Estrutura do Livro

A obra está dividida em 13 capítulos e oferece uma sequência lógica e ordenada dos assuntos. Os dois primeiros capítulos desenvolvem os fundamentos da Gestão Baseada em Valor e das medidas financeiras de avaliação de desempenho dos negócios.

Os capítulos 3, 4 e 5 abordam o custo de capital e a estrutura de capital, assuntos relevantes para a avaliação de empresas. Destaque desses capítulos é a metodologia de cálculo do custo de capital próprio em economias emergentes (caso do Brasil).

Os capítulos 6, 7 e 8 desenvolvem conceitos, formulações e aplicações das principais medidas de valor econômico. Essas medidas são classificadas pelas origens dos balanços e do mercado, e regime de caixa e competência.

Os capítulos 9, 10, 11 e 12 tratam das metodologias e técnicas de avaliação de empresas. O capítulo 13, tem por objetivo trazer uma visão geral do estudo de valuation e rever os principais conceitos estudados.

Cap. 1

Gestão Baseada em Valor

A GBV Gestão Baseada em Valor direciona a administração de uma empresa para seu principal objetivo, representado pela criação de valor para seus acionistas. Apoia-se em diferentes medidas de valor agregado aplicadas às diversas decisões tomadas pelas empresas.

A empresa agrega valor quando produz um resultado que supera o seu custo de capital. O valor é criado quando o retorno dos inventimentos é maior do que a remuneração exigida pelos fornecedores de capital. O excesso de lucro em relação ao custo de oportunidade é o que se denomina de valor econômico agregado.

Custo de Oportunidade — é quanto se deixou de ganhar por não se aproveitarem outras oportunidades disponíveis, ao se decidir por determinada alternativa financeira. É entendido também como uma oportunidade renunciada. O custo de capital nada mais é do que atribuir um custo de capital ao retorno produzido por um investimento.
É importante destacar que essa comparação deve considerar sempre alternativas de mesmo risco.

1.1 A busca de valor pelos acionistas

 A gestão das empresas vem revelando importantes avanços em sua forma de atuação, saindo de uma postura convencional de busca do lucro e rentabilidade para um enfoque preferencialmente voltado à riqueza dos acionistas

1.2 Preço, lucro e valor

plugins premium WordPress